terça-feira, 27 de julho de 2010

Injeção de realidade, sem anestésicos.

Chega a hora em que é preciso encarar os fatos. Vai ver que ele está certo mesmo em te esquecer, afinal você agiu escrotamente, foi vil, com toda vilesa que podia ser. E o melhor talvez seja mesmo se conformar e encarar a travessia. Colher o que tu plantou - não só, mas junto com outras mãos -, aceitar as consequencias das tuas escolhas, tentar crescer o quanto puder, sofrer o que for pra sofrer, mas sem deixar a amargura fazer casa aí dentro... vai passar.
Chega de ficar bolando planos mirabolantes pra reconquistá-lo, de criar novas teorias, fundar éticas autorais e anunciar o advento de valores que devam guiar a ação, só pra convencê-lo a lhe aceitar de volta, ainda que só como amigo...

É hora de encarar que você será apagada e que o melhor a fazer é apagá-lo também, por mais doloroso que possa ser e por mais que insista em sobreviver a esperança de ser como em Eternal Sunshine of the Spotless Mind: após o esquecimento completo um do outro, um encontro e tudo recomeça outra vez...

É melhor parar de acreditar em milagres, não dar vazão a imaginação e matar todas as esperanças, já que elas demoram a morrer sozinhas... Ir desde já se acostumando que provavelmente ele irá alimentar ódio imenso por você, que na verdade é o amor ao contrário, mas que mesmo assim o seu destino será o esquecimento ou a má lembrança. E que logo ele reaparecerá de mãos dadas com um novo amor, pra quem dará tudo o que podia ser teu, mas não foi ou nunca mais será. Vai doer e é bom estar preparada.

É bom também já ir se preocupando em criar vida nova, fazer outros laços, construir novas histórias, pra não definhar com essa dor. Dessa vez, fazendo pelo menos a sua parte, ainda que com a consciência sempre a incomodar de que o risco é alto. Grande é a probabilidade de fazerem contigo o que tu fez com ele. Mas aí é bom também aprender com os do outro, que é preciso deixar o terreno fértil e cultivar o que você queira: sinceridade, amor, companhia... Que é preciso deixar o outro em liberdade pra poder cobrar qualquer coisa, que fazer exigências sob ameças é também convardia, autoritarismo e violência disfarçada de liberdade. Mas saber que ainda assim haverá sempre a possibilidade de ser enganada, traída, o que não significa que não te amem. Então, saber lidar com a natureza da imperfeição humana e continuar, sem se aproveitar do erro do outro fazendo dele trapolim.

E o mais difícil: aceitar que talvez, na modernidade tardia pós alguma coisa seja assim mesmo. Os laços são tão provisórios como os cadastros das pessoas nos fotologs, blogs, twitters e formspring: cria-se uma página, usa-se, depois, quando enjoar, ela não lhe servir mais ou simplesmente começar a dar defeito, apaga-se ou abandona-se, em um só click ou nem isso, sem dor ou remorso. E talvez seja hora de você começar a ser assim também: deletar as pessoas da sua vida, como se faz no orkut, e aceitar com naturalidade também ser deletada da vida delas, mas sem esquecer de estar sempre add pessoas novas, porque afinal, "a fila anda", "solteira sim, sozinha nunca, né assim?!

Nenhum comentário: